terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Plano Emergencial de Ações Dengue - SRS Uberaba


Devido ao grande aumento das notificações de casos suspeitos de Dengue em Uberaba e outros municípios da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) se reuniu na segunda-feira (21/01), em Uberaba, com equipe da SRS e representantes das Secretarias Municipais de Saúde de Uberaba, Delta e Veríssimo. 

O objetivo foi elaborar um plano emergencial de ações de controle para reduzir as notificações e evitar mortes pela doença nesses municípios.

Na quarta-feira (22/01) as equipes visitarão os municípios de Veríssimo e Delta e na quarta-feira (23/01) receberão, na sede da SRS Uberaba, representantes do município de Iturama, onde também houve grande aumento do número de casos. Ainda no final da tarde de quarta-feira, as equipes farão um balanço do trabalho realizado e consolidarão as ações planejadas.

O Superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Iraci Neto, enfatizou a importância deste alinhamento que a SES está realizando com os municípios, “ouvindo diretamente dos gestores, as realidades que se encontram neste momento de difícil de transição. Esperamos que esta união de esforços possa fortalecer o trabalho da regional de saúde e estreitar a relação com a nova gestão dos municípios, trazendo um resultado positivo para a Dengue o mais rápido possível”.

Já as referências técnicas em Dengue da SES/MG, Geane Andrade, acompanhada por Ana Paula Nogueira e Matheus Mendes Martins, afirmam que “primeiro é preciso fazer um diagnóstico do controle vetorial e da assistência aos casos de Dengue, para depois elaborar um plano de trabalho junto às equipes municipais”.

Fahim Sawan, Secretário Municipal de Saúde de Uberaba, disse que é fundamental a parceria com o estado. “Fiquei agradecido em ver a sensibilização da SES diante de nossa situação. Com certeza, este trabalho é essencial para evitar o sofrimento e também a morte dos pacientes com Dengue”.

Sara Braga | Comunicação Social/SRS Uberaba