segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Elmiro Nascimento participa de congresso durante a ExpoGenética, em Uberaba


O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participa nesta terça-feira (21), às 18 horas, da abertura oficial do 1º Congresso Mundial de Gir Leiteiro, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

O evento, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGL) em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ), será em conjunto com a ExpoGenética 2012 e reunirá autoridades, criadores e técnicos de toda a América Latina. A programação compreende uma série de palestras e debates sobre a raça, que abordarão as potencialidades do gir na produção leiteira.

“O município de Uberaba se destaca como centro de excelência na bovinocultura e o congresso é uma importante iniciativa para promover o constante melhoramento do gir leiteiro”, afirma Elmiro Nascimento. De acordo com o secretário, o evento trará novas e maiores perspectivas para o mercado nacional e internacional da raça. O 1º Congresso Mundial de Gir Leiteiro vai até o dia 23, no Parque de Exposições Fernando Costa.

ExpoGenética 2012
A ExpoGenética, realizada pela ABCZ,  é uma mostra de zebuínos provados pelos principais programas de melhoramento genético do país. A 5ª edição do evento, que vai até o dia 26 de agosto, será formada por palestras, debates, exposição de animais e leilões. A exposição é considerada o principal evento técnico do segmento no Brasil.

Produção de leite no Estado
Segundo o IBGE, Minas Gerais é o maior produtor de leite do país. O Estado produz 8,4 bilhões de litros por ano, o que representa 27,3% do total produzido no Brasil. Uberaba ocupa a 12ª posição no ranking estadual. O município conta com um rebanho de aproximadamente 190 mil cabeças de gado.

Serviço: Abertura oficial do 1º Congresso Mundial de Gir Leiteiro
Data: 21 de agosto (terça-feira)
Horário: 18 horas
Local: Parque de Exposições Fernando Costa – Uberaba (MG) 

Guilherme Carvalho | Comunicação/SEAPA MG