domingo, 12 de junho de 2011

Cadela mestiça dá à luz três filhotes sem membros dianteiros

Fotos Divulgação / Caso é raro na ciência
 
Proprietários de uma cadela se surpreenderam ao perceber que o animal havia parido três filhotes,  todos sem as patas dianteiras, em Uberaba. A cadela Lili, mestiça (sem raça definida, porte pequeno), de dois anos e meio deu à luz há 20 dias, ao Pitoco, Peteleco e Vitória (2 machos  e 1 fêmea), nomes dados pela proprietária aos filhotes, que não acreditava o que estava observando. 

A proprietária conta que foi a segunda gravidez, sendo que na primeira todos os filhotes morreram após o parto. Há aproximadamente três meses, a cadela fugiu de casa e acasalou com um cachorro que vive próximo à residência dos proprietários. 

Os filhotes e a cadela foram encaminhados ao Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) para avaliação clínica e exames complementares. Foi constatado que todos os filhotes possuem malformação de ambos membros dianteiros, a ausência total (dois machos) e  pequeno resquício  do membro (fêmea), o qual foi confirmado no exame radiográfico. 
Essa malformação acontece durante o desenvolvimento ainda dentro do útero. Os fatores responsáveis pelo aparecimento da anomalia podem ser genéticos, em que os pais podem ser portadores de genes que causam uma anomalia transmissível aos descendentes. O número anormal de cromossomos durante as divisões celulares também é uma causa provável genética. Além da causa genética, fatores ambientais são causadores importantes de malformações. Entre as causas ambientais destacam-se  agentes infecciosos  (vírus e bactérias), agentes físicos (radiação), agentes hormonais (hormônios sexuais masculinos e femininos), nutricional (falta de nutrientes) e agentes químicos (medicamentos oferecidos durante a gestação que interferem no desenvolvimento normal do feto).
 
Até o momento, a cadela Lili e os filhotes estão clinicamente saudáveis . O desenvolvimento dos filhotes está normal. Eles mamam na cadela normalmente, empurrando todo o corpo com as patas traseiras para aproximar das mamas e sugar o leite.  É raro acontecer de um filhote ter a ausência completa de membros da mesma ninhada, mas é muito raro toda ninhada aparecer com o mesmo problema. A causa provável  ainda não foi definida. Estão sendo providenciados novos exames para saber se a causa foi genética ou ambiental, ou ainda as duas, simultaneamente.

Dependendo do desenvolvimento dos filhotes, eles podem adaptar e andar com as duas patas traseiras. Já existem casos documentados  desse fato (http://youtu.be/b8L-qtewU-4) . Ainda há possibilidade de colocar aparelho fisioterápico (http://www.vetcar.com.br/index2.html, http://www.k9-carts.com/, http://www.dogkarts.com/)". 

Os proprietários querem cuidar de todos os filhotes. Alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba irão realizar campanha para captar recursos para auxiliar o tratamento.  O Hospital Veterinário de Uberaba, mantido em parceria pela Uniube, Fazu-Faculdades Associadas de Uberaba e ABCZ-Associação Brasileira de Criadores de Zebu,  acompanhará o desenvolvimento dos filhotes e agendará a castração da cadela após o desmame.

Rose Dutra | Comunicação/Uniube 
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.