quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lobo-guará atropelado é encontrado em fazenda no Triângulo Mineiro

Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus),  de vida livre, adulto  jovem ( de aproximadamente 2 anos), macho, 20kg, foi encontrado numa fazenda no munícipio de Veríssimo (MG), situado na região do Triângulo Mineiro. A informação é do professor e médico veterinário Cláudio Yudi Kanayama.  Os proprietários da fazenda acionaram no dia 2 de maio, a 5ª Companhia da Polícia Militar Independente e Trânsito (http://5ciaindmat.blogspot.com/) para a captura do animal, que estava deitado próximo a uma cerca de arame e com muita dificuldade de andar ao se aproximar do mesmo.   

 

O lobo foi encaminhado ao Hospital Veterinário de Uberaba (http://www.hvu.com.br/) , mantido em parceria pela Uniube/Fazu e ABCZ, ainda no dia 2, às 16h. O animal foi sedado com medicamentos, pois estava agressivo e foram realizados os primeiros socorros. No exame clínico foi observado que o animal estava muito debilitado, desidratado e com uma lesão no tornozelo da pata traseira esquerda.   

 

Foram realizados exames complementares hoje no período matutino (radiografia, hemograma, exame de fezes e urina) e constatou-se grave fratura no tornozelo esquerdo com exposição do osso (fratura exposta). A fratura é antiga, ou seja, já existem pontos de cicatrização do osso, mas infelizmente de forma inadequada, o que impede uma possível cirurgia para a correção.

 

Possivelmente o animal foi atropelado e, devido a dificuldade de locomover, o lobo parou de caçar, o que deixou cada vez mais fraco até não conseguir mais se levantar.

 

O animal foi encaminhado para o Setor de Quarentena do Zoológico de Uberaba, para observação e tratamento medicamentoso. Ainda não é possível prever se o animal, mesmo após a melhora e com a reparação irregular do osso,  será reintroduzido no ambiente novamente. Precisamos aguardar sua recuperação.


Rose Dutra | Uniube
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.