domingo, 27 de fevereiro de 2011

Empreendedores apostam no Planejamento Financeiro


Primeira turma do curso de planejamento financeiro aplicado ao plano de negócios realiza atividades 

Para construir um bom Plano de Negócios alguns cuidados são essenciais na seção de planejamento financeiro. Independente do ramo de atuação, a gestão financeira vai além da ideia básica de programar e organizar orçamentos e investimentos. Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre este tema, a Unidade de Tecnologia e Negócios da Universidade de Uberaba (Unitecne) ofertou no último sábado (19), o curso de Planejamento Financeiro Aplicado ao Plano de Negócios, com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube. O diretor e consultor da Candido Empresarial Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas, Vilmondes Candido Rosa, discorreu sobre conceitos e práticas da gestão financeira para os mais de 40 participantes.

Vilmondes assegura que com o planejamento financeiro é possível determinar a viabilidade de um projeto. "Quando um projeto é feito, são realizados estudos de mercado, cenários e projeções. A análise financeira é tudo para o investidor, pois com ela é possível verificar o retorno que determinado investimento terá", explica.

Ricardo Reuter Ruas, empreendedor que atua há mais de 11 anos no mercado agropecuário brasileiro comercializando o descongelador eletrônico de sêmen bovino Fertilize, com o apoio da Unitecne, com o curso foi possível ver a relevância do planejamento financeiro em um projeto. "Foi muito válido, com o curso, que faz parte do programa de capacitação da Unitecne, consegui solucionar algumas dúvidas que tinha sobre este tema. Também verifiquei a importância de se ter uma visão financeira da empresa, tanto no presente quanto no futuro", finaliza.  Mauricio dos Santos Anjo, outro empreendedor que, com apoio da Unitecne, desenvolveu o projeto Electro, que oferece um kit para a conversão de carros convencionais para motor elétrico, afirma que o curso mostrou a importância da parte financeira em qualquer projeto. "Se não tivermos o retrato anterior e atual da empresa, não podemos tomar decisões certeiras no futuro", acrescenta.    

Rose Dutra | Uniube