segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Conird foca expansão de grãos irrigados em Minas Gerais

"As áreas de irrigação no Brasil estão muito aquém do que deveriam". É o que afirma José Humberto Guimarães, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Uberaba/MG. Segundo ele, as áreas de agricultura irrigada podem e devem ser ampliadas para diversas culturas, destinando financiamentos para os empreendedores que desejam implantar o sistema de irrigação. "O município de Uberaba trabalha hoje 7.400 hectares com essa tecnologia, mas poderia investir três vezes mais em virtude do seu potencial hídrico. Um exemplo é o caso da cultura de trigo. Se os governos incentivassem mais com linhas de crédito, esse grão poderia ser cultivado no cerrado com a tecnologia da irrigação e o Brasil chegaria à auto-suficiência, deixando de ser depende das importações", informa Guimarães. Uma das atrações do XX Congresso de Irrigação e Drenagem (Conird), que será realizado em Uberaba/MG, entre os dias 6 e 8 de dezembro, será justamente o debate sobre a produção de grãos irrigados, dentre eles o trigo. O assunto será abordado durante a oficina "Sistemas de produção de grãos irrigados: alternativas, manejo, rotações e sequências de culturas", promovida no dia 08/12, no Centro de Eventos da ABCZ, sob a coordenação de Lindomar Antônio Lopes, coordenador do Comtrigo/MG (Programa de Desenvolvimento da Competitividade da Cadeia Produtiva do Trigo em Minas Gerais), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. O professor da Universidade de Uberaba (Uniube), André Fernandes, coordenará a oficina "Agricultura irrigada com vistas às boas práticas e à maior sustentabilidade do produtor rural".

Importantes pesquisadores da área já confirmaram presença no evento, como o chefe geral da Embrapa Trigo, Sérgio Dotto e equipe. Durante a oficina, será retomada, por exemplo, a discussão da proposta para a formação de um polo de produção de trigo do Brasil Central, com a finalidade da expansão do cultivo no estado.
A atual produção mineira de trigo é de 100 mil toneladas anuais e representa apenas 14% do volume consumido pelos quatro moinhos do Estado. "O Brasil consome uma média de 11 milhões de toneladas de trigo, mas produz cerca de 50% desse total. Enquanto os Estados maiores produtores, Rio Grande do Sul e Paraná, têm dificuldades em fazer crescer essa produção, a região do Brasil Central apresenta um potencial para produzir acima de 5 milhões de toneladas de um produto de qualidade comprovada", analisa o presidente do Sindimoinhos, Domingos Costa.
Tendo em vista que o trigo mineiro vem sendo considerado como um dos melhores do País, a instituição de uma marca de qualidade que identifique o produto junto ao mercado, a exemplo do "Café do Cerrado", também está sendo analisada pelos órgãos competentes para as devidas providências e estudo de custos.
Como apoio necessário para o futuro do trigo na região do Brasil Central, continuam os entendimentos entre as autoridades da agricultura de Minas Gerais e Embrapa, para a implantação da Estação Experimental de Pesquisa do Trigo Tropical, a primeira fora do Sul do País. Como local para sua implantação, encontra-se em estudos a região do Triângulo Mineiro como ideal, pelas suas características estratégicas de localização.
Confira a programação de oficinas do XX CONIRD:

1- "Agricultura irrigada com vistas às boas práticas e à maior sustentabilidade do produtor rural" - Coordenador: André Fernandes

2- "Perspectivas de Planos e Programas de Apoio e Fomento para a Agricultura Irrigada" – Coordenador: Paulo Romano


3- "Sistemas de produção de grãos irrigados: alternativas, manejo, rotações e sequências de culturas" – Coordenador: Lindomar Lopes

4- "Culturas energéticas irrigadas" - Coordenador: Marcelo Franco


5- "Pastagens irrigadas e a gestão necessária para a racional intensificação das explorações. Os diversos arranjos produtivos e comerciais ensejados pela introdução da irrigação nas propriedades" – Coordenador: Luis César Drumond

6- "Olericultura e fruticultura

Rose Dutra | Uniube
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.