quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Evento foca Educação Emocional ....e mais


"Manhã Filosófica" O Ser e o Afeto: Princípios e Práticas de uma Educação Emocional é o evento que será realizado no dia 28 de novembro, no auditório A do Centro Educacional e Administrativo (CEA) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A participação de alunos da Universidade de Uberaba (Uniube) valerá créditos para o Programa Institucional de Atividades Complementares (Piac). As inscrições podem ser feitas na Livraria Alternativa Cultural.

Uniube participa do Dia da Responsabilidade Social
A Universidade de Uberaba (Uniube) vai participar das atividades que marcam o Dia da Responsabilidade Social, sob a coordenação da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), em todo o país. Em Uberaba, a programação será desenvolvida na Escola Estadual Irmão Afonso, neste sábado (14), localizada na rua José Carlos Rodrigues da Cunha Júnior, 160, no bairro Elza Amuí. Informações complementares podem ser obtidas no site
www.uniube.br em Notícias.

Uniube vai promover Jornada de Expressão Ludocriativa
A Universidade de Uberaba e o Curso de Especialização em Expressão Ludocriativa convidam para a Jornada de Expressão Ludocriativa, que será realizada no dia 21 deste mês, das 8h às 18h, no anfiteatro da Biblioteca, no Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba (Uniube), com o tema "A Lúdica na Sociedade".


A abertura contará com participação do Coral Cidade de Uberaba seguida da conferência do professor doutor Raimundo Dinello. Serão promovidas animações pedagógicas nas áreas de plástica, cênica, música, folclore e recreação, além de apresentações e relatos de experiência. Faz parte da programação o lançamento da revista "expressão Ludocriativa – Cadernos de Pesquisa 1". Durante o evento haverá Mostra Regional de Artesanato.


O curso, coordenado pela professora Luciana Cahui Salomão, ofertado pela Uniube desde março/2008, foi inscrito no ano passado, no Edital do Prêmio de Ludicidade/Pontinhos de Cultura. Em abril deste ano, foi premiado e escolhido como uma das propostas do Ministério da Cultura (Minc). A Jornada de Expressão Ludocriativa é fruto deste trabalho.

Hospital Universitário da Uniube tem 45 leitos, sendo cinco de UTI

Foto Divulgação
O HU atende pacientes em diversas especialidades dentro das clínicas Médica, Cirúrgica e Ginecológica

Hospital Universitário da Universidade de Uberaba (Uniube), que tem como diretor clínico o doutor Marco Fábio Prata Lima, recebe pacientes para internação em caráter de urgência, encaminhados por um sistema da Secretaria Estadual de Saúde/SUS-Fácil. A informação é da gerente administrativa do HU, Marileide Oliveira Cobo. Ela explica que, por meio desse sistema, os pacientes atendidos nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do município e nos hospitais das cidades vizinhas - que têm pactuação com Uberaba - são encaminhados ao HU.
A unidade de origem presta o primeiro atendimento e solicita a vaga ao Hospital Universitário. O médico de plantão no HU analisa, discute com a enfermagem a disponibilidade de leitos e aceita o paciente no sistema. De posse dessa autorização, o paciente é encaminhado ao Hospital Universitário para internação.


De acordo com Marileide, outra forma de o paciente ser internado no HU é em caráter eletivo para realização de cirurgias programadas. São pacientes de Uberaba, atendidos nos ambulatórios. Em seguida, são realizados os exames pré-operatórios (RX, eletro, sangue) e, havendo condições cirúrgicas, o respectivo laudo é encaminhado para autorização na Secretaria Municipal de Saúde. Após essa autorização, com dia e hora marcados, o paciente se interna para realização do procedimento. "Não há forma de encaminhamento para internação por intermédio de contato telefônico com a equipe médica", frisa.


A gerente observa que as internações não são apenas em caráter eletivo. São internados no HU também pacientes de urgência, no entanto, o hospital não dispõe de pronto-atendimento, ou seja, os pacientes vêm de UPAs. O HU, que possui 45 leitos, sendo cinco deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atende pacientes em diversas especialidades dentro das clínicas Médica, Cirúrgica e Ginecológica.


Administração promove workshop na Uniube
A 15ª edição do Workshop de Empreendedores – Edição comemorativa, será realizada no dia 17, às 19h, nas Quadras 3 e 4, no Campus Aeroporto, promovido pelo curso de Administração da Universidade de Uberaba (Uniube) e parceiros. O diretor do curso, professor Marco Antônio Nogueira, explica que o foco do evento é a transformação de ideias em soluções empreendedoras. Informações pelo telefone (34) 3319-8910.

 

Rose Dutra
Assessoria de Comunicação

Universidade de Uberaba (Uniube)


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.