terça-feira, 25 de agosto de 2009

Uniube comemora Jubileu de Ouro de Direito e Odonto ....e mais


Fotos Divulgação
Os odontólogos Amir Mattar, Alencarliense Max, Rubens Mansur, Irineu Batista, Sabino Haroldo e Luís Ronaldo Barbosa e os advogados Luiz Gonzaga de Oliveira e Maria da Glória Almeida Cruvinel participaram das reuniões com a equipe do Cerimonial da Uniube
A Universidade de Uberaba (Uniube) vai reunir os formandos da 4ª turma do curso de Direito e da 10ª turma do curso de Odontologia para as solenidades festivas que comemoram o Jubileu de Ouro, nos dias 16 e 17 de outubro, Receberão o título de Professor Emérito, os doutores Amir Mattar (Odontologia) e Luiz Alberto de Moraes (Direito). Participaram das reuniões de planejamento do evento com a gerente de Relações Públicas da instituição, Maria Beatriz (Mabe) Bucchianeri e a publicitária Andrea Sidney Rodrigues da Cunha, os odontólogos Amir Mattar, Alencarliense Max, Rubens Mansur, Irineu Batista, Sabino Haroldo e Luís Ronaldo Barbosa e os advogados Luiz Gonzaga de Oliveira e Maria da Glória Almeida Cruvinel.

Mabe destaca que eles integram a Comissão de Festas e têm a missão de ajudar a Uniube a buscar os demais formandos. Ela observa que, na época, a os odontólogos eram formados pela Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Revela que a turma de Odonto já fez vários encontros, mas a de Direito, não. "Este será o primeiro nestes 50 anos", comenta.

Os formandos, segundo Mabe, são muito ligados a Mário Palmério, sempre reverenciam a pessoa dele. O filho do fundador da Uniube, o reitor Marcelo Palmério, faz questão de cumprimentar os que comemoram o Jubileu de Ouro, inclusive porque eles foram os primeiros a acreditar na faculdade, que era uma iniciativa ousada de Mário Palmério, ao lado de sua esposa, Cecília Arantes Palmério.

Mabe destaca que o professor Mário e a dona Cecília são lembrados com muito carinho pelos formandos porque o casal não apenas formava os profissionais, mas os acolhia de maneira bastante afetuosa. A maioria dos alunos era de fora e viajava horas e horas em estradas de terra para chegar até às salas de aula. "Um deles queria até erguer uma estátua em homenagem a Mário Palmério também pela sua fama de casamenteiro", diz.
Programação
Dia 16 de outubro
14h - Recepção
Biblioteca Central - Campus Aeroporto
Entrega do título de Professor Emérito
20h - Spasso Buffet
Dia 17 de outubro
Missa
9h - Centro Cultural Cecília Palmério
Descerramento da placa comemorativa e Aula da Saudade
10h - Núcleo de Práticas Jurídicas
Descerramento da placa comemorativa,
visita à Policlínica Getúlio Vargas e Aula da Saudade
10 - Campus Centro

Curso de Comunicação relança jornal mural

O Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube) acaba de relançar o "Pôr no mural", um jornal mural laboratorial que tem o objetivo de contribuir para a comunicação interna no Campus Aeroporto. Segundo a coordenação do curso, no aspecto pedagógico, a tarefa deste jornal é incentivar os alunos iniciantes no exercício das habilidades básicas na prática da reportagem, da entrevista e da redação jornalística. A equipe decidiu batizar este veículo de "Pôr no Mural" para recuperar o nome e a tradição de um antigo jornal mural do curso, que não circulava há mais de dez anos.

A linha editorial do "Pôr no mural" contará com matérias referentes aos cursos, aos eventos e demais assuntos relacionadas à vida acadêmica dos professores, funcionários e alunos da Uniube. A professora Indiara Ferreira orienta a equipe responsável pelo jornal, que conta com as alunas Fabiana Cunha e Mariana Provazzi, do 2o período de Jornalismo, além da aluna Camila Cantoia e do professor Anderson.

O jornal mural circulará quinzenalmente em diversos pontos do Campus Aeroporto.

Congresso aceita artigo de professor da Uniube
O professor Sebastião Francelino destaca, em seu artigo, a utilização cada vez mais crescente da celulose extraída de fontes alternativas - Foto Divulgação

Artigo de autoria do professor Sebastião Francelino da Cruz, gestor do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Uberaba (Uniube), em conjunto com o Grupo de Reciclagem de Polímeros do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, coordenado pelo professor-doutor Guimes Rodrigues Filho, foi aceito pelo 10º Congresso Brasileiro de Polímeros, 10º CBPol, que será realizado de 13 a 17 de outubro de 2009, em Foz do Iguaçu (PR). O CBPol tem se tornado evento de referência para a área de polímeros.

Configura-se como um fórum legítimo de discussão de temas de caráter científico, tecnológico e mercadológico com participantes de instituições de ensino e de P&D, envolvidos com pesquisa e desenvolvimento de materiais poliméricos da comunidade brasileira, da América Latina e de outros países. Além disso, importantes empresas ligadas aos setores petroquímicos, de insumos, de transformação e de equipamentos, em consonância com a importância do evento, vêm participando ativamente do congresso, expondo seus produtos e ministrando palestras de cunho mercadológico e técnico. O trabalho intitulado "Síntese e Caracterização de Metilcelulose a partir da Celulose Extraída do Caroço de Manga" envolveu pesquisadores do Brasil e de Portugal.

Segundo os pesquisadores, a polpa de madeira tem sido a principal fonte de celulose, porém a literatura tem apresentado uma série de trabalhos visando ao aproveitamento de resíduos de várias atividades agroindustriais. Considerando este aspecto o artigo, destaca a utilização cada vez mais crescente da celulose extraída de fontes alternativas, tais como o caroço de manga oriundo de fábricas de sucos. É uma grande oportunidade de levar o nome da Uniube, para outros países, ficando assim evidente a preocupação da instituição com o ensino a pesquisa e a extensão.

Rose Dutra
Assessoria de Comunicação

Universidade de Uberaba (Uniube)

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.