sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pedofilia é tema de palestra na Uniube ....e mais

A diretora do curso de Psicologia, professora Eliane Cordeiro e o professor do curso de Direito, o criminalista Leuces Teixeira, vão discorrer sobre o tema "Pedofilia: Crime ou Doença", na terça-feira (25 de agosto), no anfiteatro C01, no Campus Aeroporto.

A pedofilia é um transtorno de personalidade da preferência sexual que se caracteriza pela escolha sexual por crianças, quer se trate de meninos, meninas ou de crianças de um ou do outro sexo, geralmente pré-púberes ou no início da puberdade, de acordo com a definição da CID-10 - Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde -, compilação de todas as doenças e condições médicas conhecidas elaborada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo informações do site

www.censura.com.br - Campanha Nacional de Combate à Pedofilia -, a Internet é, atualmente, o principal meio de divulgação da pedofilia, que movimenta milhões de dólares por ano e forma verdadeiros clubes com o objetivo de unir os pedófilos, adquirir fotos, vídeos, fazer turismo sexual e tráfico de menores.

Grupo promove processo seletivo na Veterinária

O Grupo de Estudos: Núcleo de Estudos em Nutrição Clínica de Animais de Companhia - Nenunac, que tem como professores coordenadores o doutor Eduardo Villela Villaça de Freitas, os mestres Inês de Freitas Gomide e Rodrigo Supranzetti de Rezende, lança processo seletivo.

Os alunos participantes têm de estar regularmente matriculados entre o 4º e 9º períodos do curso de Medicina Veterinária. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 deste mês, no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU). Para a inscrição, os interessados devem apresentar currículo e histórico escolar, no dia 26 de agosto.

A prova teórica envolve conhecimentos básicos de fisiologia da digestão, nutrição e clínica médica de animais de companhia. O local será divulgado no dia 24, no Mural do HVU e a divulgação do resultado do processo seletivo será no dia 28. 

Artigo do jornal "Revelação" é citado em tese de doutorado

Um artigo publicado no jornal-laboratório Revelação em março de 2002, escrito pelo então aluno de Jornalismo e atual diretor do curso de Comunicação da Universidade de Uberaba (Uniube), André Azevedo da Fonseca, foi citado com destaque em uma tese de doutorado em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O artigo do Revelação se intitula "A estratégia da dominação" e desenvolve reflexões sobre as violências explícitas e ocultas da prática do trote universitário. A tese recentemente defendida pela pesquisadora Mirelle Finkler investiga os desafios da formação ética na graduação em Odontologia. No capítulo sobre a socialização profissional, Finkler fundamenta-se no artigo de André Azevedo para desenvolver a argumentação.

Segundo o diretor do curso, é comum ver seus textos originalmente publicados no Revelação serem citados em teses, dissertações, artigos acadêmicos e livros especializados. A propósito, ele conta que, recentemente, esse mesmo texto foi citado em um artigo científico publicado na Revista Brasileira de Educação Médica, que investigava o trote nas faculdades de Medicina. "Estamos empenhados para que os alunos reconheçam a importância de publicar reportagens e artigos relevantes no jornal-laboratório do curso, pois o Revelação é um veículo de referência que traz muita visibilidade. E defendo também que publicar neste veículo pode ser o primeiro passo para desenvolver o espírito de produção científica, pois a repercussão desse artigo mostra que bons trabalhos jornalísticos também são reconhecidos e respeitados pela academia."

O artigo publicado no jornal-laboratório Revelação está disponível em:

http://azevedodafonseca.sites.uol.com.br/domicacao1.html

A tese está disponível no endereço:

http://www.tede.ufsc.br/teses/PODO0333-T.pdf
O artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Médica está disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022008000400010&script=sci_arttext
 

Rose Dutra
Assessoria de Comunicação

Universidade de Uberaba (Uniube)

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.